quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Estrela






Uma das descobertas mais chocantes de Joana. Há quem ache ser diferente uma benção.  E para Joana isso foi chocante porque sua experiencia de vida mostrava que ser diferente era problemático   Mas Joana descobriu uma coisa. Não era exatamente ser diferente que a fazia se sentir mal.  A questão é que sua diferença era associada a problema. Internamente ser diferente estava associado a ser problematica.

Ela ser estudiosa mas isso não era visto como qualidade. Ela era a  CDF.  Era a estranha, a que não sabia aproveitar a vida.  A que não sabia fazer amizades. A que fugia da vida. O que de certa forma era verdade. Afinal seu mundo interno era bem mais interessante. Era um mundo que muitos chamariam de utópico  Onde ninguém tentava deliberadamente ferir o outro. Para que Joana sairia desse mundo e iria enfrentar o mundo lá fora que não é utópico?

Joana tem um amigo que acreditava que podia mudar o mundo. O que nunca foi o caso de Joana. Ela não acreditava que podia mudar o mundo. Ela só queria se refugiar dele.  Afinal como diz a musica " o mundo nunca seria aquela fraternidade de homens."

E Joana pegou sua parte mais bonita e brilhosa e colocou toda ela em seu mundo interno. Um mundo somente ela sabia que existia.  E por conta de sua luz ter ido toda para esse mundo o que as pessoas viam era apenas uma estrela sem brilho.

E as preocupações cresciam. Seria Joana capaz de encarar a vida? Uma duvida externa mas que existia internamente em Joana. Joana olhou o mundo e ele lhe pareceu cruel demais e foi por isso que ela se refugiou.  Além disse de tanto a verem como alguém sem brilho ela começou a achar que não tivesse. Um amigo uma vez lhe disse: "Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade." E de certa forma por um tempo isso aconteceu.


Mas não mais. Algo mudou dentro de Joana. E ela sabe dentro dela que é capaz de se realizar na vida.  Que é capaz de fazer amizades, mesmo que nesse momento ela não esteja se saindo bem em mante-las. Que é capaz de conseguir independência mesmo que nesse momento não faça ideia de como adquiri-la. Talvez nesse momento Joana esteja tentando descobrir como participar de um mundo que ela sempre teve resistência a participar. Talvez mesmo com suas dificuldades seu brilho faça bem ao mundo. Mesmo que ela não entenda o mundo, mesmo que muitas vezes o ache caótico  Não importa o que digam Joana descobrirá uma maneira.  Talvez ela ainda consiga ser uma estrela.


Um comentário: