quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pessoas Ionizantes




Dessa vez eu não escreverei como Joana nem como a Flor.  Eu escreverei como Luciana.  Acho que o que escreverei em aqui especificamente nesse post cabe mais a Luciana que a Joana.  Embora Joana, sem duvida, seja um aspecto da Luciana . Bom, na verdade não é preciso dar explicações. Apenas senti vontade de usar meu nome dessa vez. E isso basta.

Uma vez vi um post no facebook.  Não lembro direito sobre o que era. Mas houve um comentário assim: é preciso ser muito nerd para postar algo desse tipo."  Acho que muitas pessoas poderão pensar a mesma coisa dessa publicação. Mas o fato é que eu tenho um forte lado nerd e não vou negar isso.  E as vezes esse lado nerd me ajuda a lidar um pouco melhor com um lado que não estou tão familiarizada. O lado dos sentimentos. Eu faço algumas analogias entre o que aprendo na vida acadêmica e o que acontece emocionalmente.  Podem não ser analogias perfeitas, mas me ajudam a lidar com os acontecimentos.

Vocês sabem o que é radiação ionizante? Usando uma definição cientifica: é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.  Vou tentar explicar melhor.  Um átomo possui vários elétrons  E há  um certo numero de elétrons em cada camada.  No núcleo há os chamados protóns.  Um átomo é uma substancia estável portanto o numero de elétrons é igual ao numero de prótons   Mas quando uma radiação incide em um átomo com energia suficiente para expulsar um elétron de uma de suas camadas a carga elétrica do mesmo é mudada. E ele deixa de ser um átomo e se transforma em um íon. 

Um íon não é mais estável.  E ele terá de "procurar" novamente a estabilidade , o equilíbrio.  Algumas pessoas são ionizantes. Ou agem de forma ionizante em nossas vidas. Elas nos tiram do equilíbrio, nos desestruturam internamente e nos obrigam a procurar um novo equilíbrio.  O que talvez não seja tão ruim, afinal dizem que a vida está em constante transformação. E é isso que as pessoas ionizantes acabam fazendo transformando.


Um comentário:

  1. Gostei da comparação.
    É bem assim, as pessoas que nos tiram do equilíbrio.
    Existem aquelas que nos tiram de nossa zona de conforto e isso pode ser bem positivo para nós, ajuda-nos a crescer. Outras nos tiram a paciência mesmo. rsrs Dessas é bom manter distância.
    beijos e sucesso com as suas pessoas ionizantes

    ResponderExcluir